Sabe-se que hoje em dia é possível aumentar os ganhos vendendo em plataformas sociais. Facebook e Instagram são as melhores e mais utilizadas plataformas para implementar esse mecanismo. Para se ter uma ideia: pense em quanto tempo você passa nessas duas redes sociais. A pesquisa estima que o estoque médio em mídia social é superior a 2 horas por dia per capita. Além disso, seu uso não é apenas para puro entretenimento, mas também permite a divulgação de informações, vendas/compras e muito mais.
Estudos recentes mostraram que os usuários tendem a gastar seu dinheiro de 20 a 40% a mais quando se trata de empresas com as quais interagem via redes sociais. É por isso que é cada vez mais essencial que as empresas invistam em marketing de mídia social. Facebook e Instagram possuem peculiaridades que os diferenciam, mas ambos atendem aos requisitos para serem redes sociais eficazes para a venda de produtos. Então, como você pode vender nas mídias sociais? Neste artigo, explicaremos em detalhes a análise de algumas vantagens que você pode obter do Facebook comércio eletrônico e comércio eletrônico do Instagram.
As vantagens de vender com o Facebook
O Facebook permite que você adicione anúncios, obtendo um engajamento que inclui um vasto público. Os anúncios do Facebook são principalmente anúncios patrocinados, capazes de serem muito produtivos com míseros gastos pelo operador de e-commerce. Nesse sentido, apenas uma coisa precisa ser feita: abrir uma conta por meio do Business Manager, a plataforma oferecida gratuitamente pelo produto Zuckerberg para ajudar as empresas a organizar e propor seus anúncios.
O Facebook também oferece o Pixel, um código que pode ser adicionado ao seu site online de referência para rastrear os usuários que visitaram seu site de forma a adequar o público à sua oferta.
Dessa forma, você pode propor patrocínios dedicados a usuários que visitaram seu site ou perfilar um público semelhante a eles. Esta rede social não se limita apenas a isso! Outra vantagem que se pode retirar da sua utilização com o objetivo de vender é utilizar o Messenger para comunicar com os seus clientes, estabelecendo assim uma relação de fidelização de clientes.
Você precisa vincular sua conta do Messenger ao seu site. Com isso, além do atendimento e diálogo oferecido ao cliente, também é possível enviar notícias, reduções de preços e ofertas atuais, construindo um vínculo muito mais íntimo com o cliente.
A plataforma de e-commerce mais utilizada no Facebook é o Marketplace, serviço oferecido pela rede social para vender e comprar produtos. Esse caminho é escolhido principalmente para uma venda entre pessoas físicas, mas nada impede que uma empresa o utilize para vender seus produtos. A enésima vantagem é que o Facebook não exige nenhuma comissão: a rede social não tem receita com vendas de usuários porque os pagamentos são feitos externamente ao site.
As vantagens de vender com Instagram
A outra plataforma útil para o comércio eletrônico é certamente o Instagram, embora ainda colete um público puramente jovem em comparação com o Facebook. De qualquer forma, o Instagram disponibiliza para você o serviço Checkout, que é um meio de pagamento direto, baseado no fato de que o cliente (ainda inconsciente) é atraído pela imagem do produto na categoria “compras” ou pelas postagens que no canto inferior esquerdo possuem um ícone de bolsa (indicando que o produto está à venda). Ao clicar na foto (post), o usuário tem a oportunidade de adquirir o produto dentro da rede social.
Outra vantagem do Instagram é que ele pode aproveitar as histórias do IG para vendas no e-commerce. Com a possibilidade de deslizar para cima quando atingir 10 mil seguidores, a página da marca pode redirecionar diretamente o usuário para seu site, eliminando qualquer esforço e dificuldade para abrir o Google e procurá-lo por si só. Além disso, a presença das chamadas hashtags no Instagram, nada mais nada menos do que o # seguido de uma palavra, serve para inserir postagens que tratam dos mesmos temas dentro de um mesmo container para facilitar a busca do usuário. Usuários afetados.
#hashtags
Otimizar a escolha de suas hashtags possibilitará alcançar um número mais significativo de usuários, que por sua vez poderão compartilhar o produto com seus amigos, criando uma reação em cadeia que só pode trazer lucros para a empresa. Não se deve esquecer que, com o advento do Instagram, surgiu uma nova figura profissional: o influenciador. Embora muitos sejam céticos, sua figura pode ser fundamental se você possui uma empresa e deseja patrociná-la, divulgando seus produtos. Muitos agora são influenciadores que patrocinam marcas ou apoiam a empresa em troca de benefícios recebidos gratuitamente.
Existem diferentes tipos de marketing de influência. Por exemplo, é possível encontrar posts com #adv (no caso, é um patrocinado, em que o influenciador foi pago para patrocinar o produto), #gifted by (o produto é dado ao influenciador, que estabelece ele mesmo se deve divulgar ou não nos próprios stories) e por fim #fornecido por (o influenciador está recebendo serviços gratuitamente, em troca da visibilidade que oferece à empresa através de seu perfil).
Concluindo
É conveniente usar as mídias sociais para aumentar suas vendas? Absolutamente sim! Tanto o Facebook quanto o Instagram são plataformas rentáveis e eficientes para as empresas. São muitas as vantagens que eles trazem consigo e que você precisa conhecer. Manter-se atualizado sobre os mecanismos por trás dessas redes sociais permite obter ótimos ganhos.