O engajamento do site é uma métrica usada para medir quanto tempo os clientes passam em uma página comercial e se isso resulta em ações como assinatura, compra de produtos ou inscrição em boletins informativos. Para capturar o interesse do público, você precisa ser criativo com seu site e apresentar ideias exclusivas para sua empresa e para o cliente.
Papel dos KPIs no engajamento do site
Todos os esforços de negócios para engajamento do site estão focados em um objetivo central – converter visitantes em leads e leads em clientes. No entanto, para atingir esse objetivo, primeiro você precisa definir alguns indicadores-chave de desempenho. Esses KPIs ajudarão você a determinar o que está funcionando para você e o que precisa ser melhorado. Com base no seu produto, você pode selecionar um dos seguintes KPIs:
- Visualizações de página: Um dos KPIs mais básicos para o engajamento do site inclui visualizações de página. Isso normalmente mostra com que frequência as pessoas visitam seu site e o que estão vendo.
- Tempo médio na página: Como uma extensão para visualizações de página, a próxima métrica que você pode acompanhar é o tempo médio gasto na página. Isso ajuda você a entender o que os clientes gostam de conteúdo e o que pode ser melhorado.
- Taxas de rejeição: A taxa de rejeição é a medida percentual de quantas pessoas acessam seu site, mas saem sem explorar mais.
- Taxas de conversão: Isso descreve principalmente o número de pessoas que concluem a ação desejada em seu site, como preencher uma pesquisa, inscrever-se no boletim informativo.
Depois de listar as métricas, você pode continuar a rastreá-las e investigar os resultados. Os resultados dos KPIs lhe darão uma boa ideia do que está funcionando e do que não está. Definir as metas certas desempenha um papel importante para atingir as metas certas.
Como otimizar seu site para um melhor engajamento do cliente?
Você define seus KPIs, recebe os resultados, mas não está muito satisfeito com o desempenho. Para enfrentar esses obstáculos, você precisa trabalhar na otimização do seu site para melhorar o engajamento. Fazer isso é importante porque permitirá que você utilize seu site em todo o seu potencial e atinja as metas de suas taxas de conversão e até mesmo receita de vendas. Para ajudar você a começar, aqui estão algumas ideias de engajamento para aumentar suas métricas:
Design intuitivo
A primeira coisa que os clientes notam sobre o seu site é a interface. Para simplificar a experiência do usuário, trabalhe na criação de um design intuitivo que seja fácil de entender com pontos de venda exclusivos destacados. Quando um personalizado chega à sua página, ele deve ser capaz de entender instantaneamente o que é o negócio. Quanto mais tempo levar para compreender sobre o que é o site, maior será a taxa de rejeição.
Segundo pesquisas, cerca de 38% das pessoas deixarão de ver um site se o conteúdo/layout não for atraente. Comece criando um design diferenciado que reduza o espaço em branco e a desordem e seja visualmente atraente. Mantenha-o simples com um layout fácil de seguir. Uma boa ideia é misturar layouts para diferentes landing pages, isso dá ao cliente algo novo para explorar a cada página.
Crie, tema e use cores de forma inteligente para manter os usuários envolvidos. A fonte desempenha um papel importante no site e deve ser legível e em sintonia com o design geral.
Simplifique a navegação
O engajamento do site aumenta para sites que têm um estilo de navegação fácil. Para simplificar a navegação, trabalhe em um estilo de hierarquia. Cada página deve ser facilmente acessível a partir do menu principal. Normalmente, os sites listam títulos de páginas gerais na navegação principal como páginas mais específicas listadas como subtópicos. Isso ajuda os usuários a encontrar o que estão procurando facilmente, sem precisar abrir abas diferentes. Para ajudá-lo a ter uma ideia de uma barra de navegação estruturada, dê uma olhada na página inicial de um software de rastreamento de ativos.
Tente não sobrecarregar o menu com opções extras que podem acabar atolando os clientes. Você não quer que os usuários se percam na barra de navegação. Apenas destaque o que se destaca e deixe o resto para os usuários fazerem o seu caminho.
Melhore o tempo de carregamento do site
As estatísticas mostram que 38% das pessoas não se envolverão com o site se a página demorar muito para carregar. Para melhorar o tempo de carregamento da página, faça um teste de velocidade da página para verificar se o site carrega em alguns segundos. Se um site demorar mais de 2 a 3 segundos para carregar, tente remover elementos desnecessários da página. Isso pode incluir imagens ou gráficos pesados que tornam a página mais lenta.
A velocidade da página também pode ser melhorada configurando uma infraestrutura rápida e um código HTML simplificado para o site. Hospedar seu site em um servidor rápido e confiável também desempenha um papel importante na determinação da velocidade do seu site. Depois disso, o próximo passo é otimizar suas imagens mantendo a qualidade intacta. Além dessas práticas internas, você também pode investir em ferramentas para ajudar a otimizar a velocidade da página para um melhor engajamento.
Adicione CTAs atraentes
Botões como ‘Cadastre-se’ ou ‘Teste grátis’ são conhecidos como Call To Action (CTAs) e servem para aumentar o engajamento do site. Os CTAs podem ser uma ferramenta eficaz para aumentar a interação do cliente no site, se usados da maneira correta. Para começar, crie o texto certo para seus botões de CTA. As palavras adequadas podem fazer muita diferença e fazer com que os clientes cliquem nos botões, eventualmente aumentando o engajamento.
Aqui estão algumas coisas para se ter em mente ao criar CTAs de sites:
- Use cores vibrantes para destacar o CTA.
- Projete o CTA de maneira atraente com uma forma que acompanhe o design do site, mas ainda chame a atenção.
- Coloque os botões de CTA propositalmente em páginas relevantes que tenham uma grande chance de engajamento do cliente.
- Coloque CTAs orientados por valor que falam sobre os pontos únicos do seu negócio.
Exiba o conteúdo certo
Quando um cliente visita seu site, ele instantaneamente quer saber o que sua marca pode oferecer. Tente postar conteúdo inteligente, simples e claro que ressoe com o público sem muita explicação. Como exemplo, vamos dar uma olhada em uma página de destino de rastreamento de ativos fixos, onde existem alguns botões de CTA relevantes para inscrição, teste gratuito e fale conosco. Essas mensagens curtas, mas adequadas, incentivam os usuários a interagir com o site.
Trabalhe em seus pontos de venda que o diferenciam da concorrência e destaque-os em sua página. Se os clientes não encontrarem as informações corretas, eles não poderão interagir muito com o site, aumentando assim as taxas de rejeição. Use infográficos para ser criativo e lembre-se de que menos é mais.
Crie um site responsivo para dispositivos móveis
Segundo a pesquisa, o primeiro trimestre de 2021 mostrou 54,8% do tráfego de internet sendo gerado a partir de telefones celulares. Uma mudança na forma como as pessoas visualizam as informações on-line significa a necessidade de otimizar a capacidade de resposta em diferentes dispositivos. Nos dias de hoje, ter um site responsivo para dispositivos móveis é crucial para garantir um envolvimento satisfatório do cliente. Ao criar um site responsivo para dispositivos móveis, leve em consideração as telas sensíveis ao toque e coloque o texto e os CTAs de acordo.
Use imagens e vídeos responsivos para dispositivos móveis que não demorem muito para carregar. Você pode até ajustar as informações que deseja exibir em telas menores para otimizar o envolvimento do cliente. No entanto, mantenha-se alinhado com o tema e o layout para que os clientes tenham a mesma experiência tanto na web quanto no celular.
Engaje leads de engajamento de sites para o sucesso dos negócios
Um site otimizado leva a um maior engajamento para usuários antigos e novos. Isso significa que você pode responder facilmente às consultas de usuários existentes e, ao mesmo tempo, atrair novos usuários em potencial. Os sites projetados com um layout simples e intuitivo e sistemas de navegação fáceis de seguir provavelmente terão visualizações mais altas por sessão, pois os clientes os consideram interativos.
Incorpore feedback e realize pesquisas competitivas para descobrir o que as pessoas gostam de ver. Assim que tiver as informações de que precisa, dê um toque criativo para destacar os pontos de venda exclusivos da sua empresa. Com a era das mídias sociais e da internet, as empresas têm uma grande chance de sucesso por meio do engajamento do cliente online.