Você já se perguntou qual o valor para registrar uma marca e por que esse investimento é tão importante para o sucesso do seu negócio? Registrar uma marca vai além de proteger um logotipo ou nome — trata-se de assegurar um dos ativos mais valiosos da sua empresa. A boa notícia é que esse custo não é tão caro quanto imaginam.
Mas uma dúvida bastante comum é: será que para registrar uma marca eu preciso de um escritório de contabilidade? Vamos explorar essa questão e entender melhor o processo de registro de marca no Brasil.
Qual o conceito de marca?
O conceito de marca está associado à percepção global que os consumidores têm de uma empresa, de um produto ou de um serviço.
Uma marca vai além do simples logotipo ou nome; ela engloba a reputação, a imagem, os valores associados e a experiência geral proporcionada aos seus consumidores. Em essência, uma marca é como uma entidade que representa a promessa feita aos clientes sobre o que podem esperar ao interagir com os produtos ou serviços dessa marca.
Importância de registrar uma marca para a sua empresa
O registro da marca protege os interesses da empresa, uma vez que ele assegura que a organização possui direitos exclusivos sobre o uso do nome, da logo e de outros elementos distintivos.
De forma geral, a marca é um dos mais importantes patrimônios de um negócio. Ela representa a identidade da empresa no mercado e na mente dos consumidores. Trata-se do principal elo entre o negócio e o cliente, ou seja, nada mais é do que a face da empresa que os consumidores associam com qualidade, confiabilidade e valor.
Quem pode registrar uma marca?
Conforme o artigo 128 da Lei de Propriedade Industrial (LPI), “só podem requerer marca de certificação pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado sem interesse comercial ou industrial direto no produto ou serviço a ser certificado”.
No entanto, no contexto geral de registro de marcas, qualquer pessoa ou empresa, brasileira ou estrangeira, pode registrar uma marca no INPI, desde que comprove a legitimidade no mercado para usá-la.
h2: Quanto custa para registrar uma marca?
O custo para registrar uma marca pode ser mais acessível do que muitas pessoas imaginam.
De acordo com a tabela do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o valor padrão para registrar uma marca é de R$ 355,00. No entanto, esse valor pode ser reduzido para R$ 142,00, dependendo de alguns fatores, como descontos aplicáveis e o tipo de empresa que está solicitando o registro.
Por que contratar um contador para registrar uma marca?
Contratar um contador para registrar uma marca pode trazer vários benefícios para o seu negócio. Embora o processo de registro de marca possa ser realizado sem a ajuda de um contador, a expertise e o conhecimento técnico desse profissional podem facilitar e agilizar o processo.
Contadores possuem conhecimento aprofundado sobre as leis fiscais e comerciais, incluindo os procedimentos e requisitos necessários para registrar uma marca. Isso pode evitar erros e atrasos.
Com o avanço tecnológico de hoje, a contabilidade online surge como uma grande aliada de pequenas, médias e grandes empresas, já que tudo pode ser feito sem que você precise sair de casa.
Se está pensando em registrar sua marca, contrate alguém que seja especialista nesses assuntos e que cuide de toda a parte burocrática e contábil de seu negócio!