A divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tanto da versão impressa como da digital, é aguardada com ansiedade por quase três milhões de candidatos.
Com a nota do Enem em mãos, é comum perguntar: “Minha nota é suficiente para entrar na universidade?” O Enem é um requisito para ingressar em quase todas as universidades públicas e privadas, seja através dos programas Sisu, Prouni e Fies, ou diretamente pela instituição.
Se você está se perguntando quanto é considerado uma nota boa no Enem para passar no Sisu, Prouni, Fies ou no processo seletivo das universidades privadas, a Revista Quero pode ajudá-lo a descobrir.
Avaliando sua nota do Enem: descubra se é suficiente para o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada utiliza a nota do Enem do ano anterior para conceder acesso às universidades públicas.
Não há uma nota exata para garantir uma vaga, pois tudo depende da concorrência e das notas mínimas exigidas por cada curso e faculdade.
As universidades revelam a nota mínima na média geral do Enem e/ou em áreas de conhecimento específicas antes do processo seletivo.
Verificar as notas mínimas dos anos anteriores pode ajudar a ter uma ideia do nível exigido pelas instituições.
Para avaliar a concorrência de cada vaga, a nota de corte é um fator importante, sendo a nota do último estudante a ser admitido no curso.
Para ingressar, é necessário obter uma nota superior ou igual à nota de corte.
Em relação à questão de quanto é considerado uma nota boa no Enem, depende da nota mínima exigida para cada curso e da concorrência do ano.
Descubra se sua nota do Enem é elegível para o Programa Universidade para Todos (Prouni)
Para ser elegível ao Programa Universidade Para Todos (Prouni), é necessário ter obtido, no mínimo, 450 pontos no Enem e não ter obtido zero na redação.
O Prouni oferece bolsas de estudo em faculdades particulares baseadas na nota do Enem.
A seleção é determinada pela nota de corte do curso escolhido.
Para ter uma noção de suas chances de ingresso, consulte as notas de corte do último processo seletivo.
Quanto é considerado uma boa nota no Enem para se candidatar ao Prouni é determinado pela nota de corte do curso escolhido.
Verificando a elegibilidade para o Fies com base na nota do Enem
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também permite que os estudantes usufruam de sua oferta com base na nota do Enem, desde que feito a partir de 2010.
Para se candidatar, o programa requer uma nota mínima de 450 pontos na média da prova e o estudante não pode ter obtido zero na redação.
A nota de corte varia conforme o curso escolhido, assim como nos outros programas mencionados.
Quanto é considerado uma boa nota no Enem para se candidatar ao Fies é determinado pela nota de corte do curso escolhido.
Verificando a elegibilidade para estudar em faculdades particulares com base na nota do Enem
Muitas faculdades privadas utilizam a nota do Enem como processo seletivo em substituição ao vestibular da instituição.
Em geral, essas faculdades aceitam as notas de qualquer edição do Enem realizada nos últimos anos.
A pontuação mínima exigida para cada curso pode variar. Normalmente, é necessário obter 300 pontos na prova objetiva e 300 pontos na redação.
Porém, em cursos mais concorridos, como Medicina e Direito, essa nota mínima pode ser maior.
Para descobrir a nota mínima para o curso de interesse, é possível consultar as informações sobre o processo seletivo no site da faculdade.