Antes de fazer uma vasectomia, você terá uma reunião de consulta com seu médico. Durante esta consulta, seu médico terá a oportunidade de examinar sua anatomia, perguntar sobre seu histórico médico e você terá a oportunidade de fazer perguntas. Mas que perguntas você deve fazer durante a sua visita?
1. Como funciona uma vasectomia?
Se você ainda não conhece a anatomia básica por trás de uma vasectomia, definitivamente deve perguntar ao seu médico sobre os prós e contras de como as vasectomias funcionam para entender o que está sendo feito. Nunca concorde com uma operação antes de saber como ela funciona.
2. As vasectomias são reversíveis?
As vasectomias podem ser, mas muitas vezes são difíceis ou, às vezes, até impossíveis de reverter. Isso significa que todas as vasectomias podem ser fisicamente revertidas, mas isso não garante o sucesso na concepção de uma criança após a reversão. Recomendamos que você pergunte ao seu médico sobre sua experiência com reversões e se eles costumam oferecê-las.
3. Em que tipo de vasectomia você se especializou?
Existem dois tipos de vasectomias que seu médico pode oferecer. Estas são a vasectomia tradicional e a vasectomia sem bisturi. Se o seu médico pode fazer as duas coisas, você pode escolher uma sobre a outra com base em seu histórico médico ou na anatomia do corpo.
4. Qual a sua experiência em fazer vasectomias?
Pode parecer estranho perguntar ao seu médico sobre sua experiência, mas é uma pergunta muito justa de se fazer. Quantas vasectomias eles fizeram antes? Eles viram uma alta taxa de sucesso? Quão recentemente eles foram treinados ou estão fazendo essas operações há anos? Esse tipo de pergunta não é rude ou desrespeitoso.
5. Você fará toda a minha operação?
O seu médico é obrigado a dizer-lhe se outra pessoa irá ajudar durante a sua operação, mas é sempre uma boa ideia perguntar apenas por precaução. Às vezes, enfermeiros ou equipe médica em treinamento podem estar lá para fazer parte do procedimento, e isso pode não ser o que você espera. Faça esta pergunta para que você possa avaliar com o que se sente confortável.
6. Qual é a eficácia das vasectomias?
As vasectomias são operações altamente eficazes, mas esta é uma ótima pergunta para perguntar especificamente ao seu médico. As vasectomias malsucedidas não são comuns, mas na verdade geralmente são culpa do paciente, e não do médico.
7. Qual é a sua taxa de sucesso?
Para adicionar à pergunta anterior, você pode querer perguntar sobre a taxa de sucesso específica do seu médico, em vez da taxa de sucesso das vasectomias em geral. Você vai querer ter certeza de que confia no médico que estará trabalhando em você.
8. Por que uma vasectomia pode falhar?
Como mencionado anteriormente, as vasectomias geralmente “falham” por causa do paciente, não por causa do médico. Seu médico explicará por que isso pode ser (também conhecido como o paciente faz sexo antes que a vasectomia tenha tempo de se tornar efetiva).
9. Quando é seguro fazer sexo após o procedimento?
Embora seja fisicamente seguro fazer sexo logo após a operação (conforme especificado pelo seu médico), a vasectomia pode não ser eficaz ainda. Antes de fazer sexo desprotegido, seu médico precisará auxiliá-lo em uma análise de sêmen para ver se é eficaz.
10. Quais são os riscos e efeitos colaterais?
As vasectomias têm alguns riscos e efeitos colaterais como todas as operações, mas geralmente são seguras e não ameaçam a vida. Seu médico pode orientá-lo sobre todos os efeitos colaterais e riscos comuns em sua consulta.
11. O que é a Síndrome da Dor Pós-vasectomia? Serei suscetível a isso?
A síndrome da dor pós-vasectomia afeta 1 ou 2 homens em 100 operações de vasectomia. Não é comum, mas mesmo assim não é mortal nem muito perigoso. Seu médico pode dar uma olhada em seu corpo único e histórico médico para ver suas chances dessa síndrome.
12. Quais sintomas devo observar após minha vasectomia para evitar infecção?
Seu médico terá uma lista de sintomas aos quais você deve estar atento, além de como contatá-los em caso de emergência.
13. As vasectomias são mais seguras ou mais eficazes que as laqueaduras?
Se você e seu parceiro estão considerando uma vasectomia ou laqueadura, seu médico pode ajudá-lo a entender a diferença e os riscos relacionados a ambos. Na maioria das vezes, os médicos recomendam vasectomias em vez de laqueaduras, mas isso pode mudar com base em sua história única.
14. A vasectomia dói ou causa dor pós-operatória?
Se você estiver preocupado com a dor que pode ocorrer após a operação, seu médico pode ajudar a orientá-lo sobre o que você pode esperar ou até mesmo prescrever medicamentos para a dor.
15. Quanto tempo levarei para me recuperar?
Todo mundo é diferente, então nenhuma recuperação pode parecer exatamente igual. Seu médico pode ajudá-lo a descobrir quanto tempo sua recuperação pode demorar e se você precisará alterar sua programação devido a isso.
16. Isso afetará minha libido?
Ao contrário dos mitos, as vasectomias não afetam a libido do homem. Se você fizer essa pergunta ao seu médico, ele poderá ajudá-lo a entender por que isso acontece e por que você não tem nada a temer.
17. Meu histórico médico será uma ameaça?
Como dissemos, todos são diferentes. Por causa disso, seu histórico médico pode causar ameaças e tornar a vasectomia uma má ideia para você. Sempre informe seu médico sobre seu histórico médico para que ele possa levar tudo em consideração.
18. Minha carreira/trabalho diário representa uma ameaça?
Se você trabalha em um trabalho intensivo ou pratica um esporte, você deve discutir isso com seu médico durante sua consulta. Essa discussão pode levar seu médico a aconselhá-lo sobre diferentes opções de recuperação após a operação.
19. Preciso da permissão do meu parceiro?
Pode ser uma surpresa que alguns médicos possam exigir uma assinatura de seu parceiro antes de realizar sua vasectomia. Enquanto alguns médicos podem exigir isso, outros não. Um médico pode se recusar a fazer uma cirurgia em você se não for necessário para sua saúde, portanto, certifique-se de que o médico que você está escolhendo tenha opiniões alinhadas com as suas.
20. A vasectomia é a opção certa para mim?
Depois de discutir todas as outras perguntas desta lista, você e seu médico terão uma boa ideia se esse procedimento é uma escolha segura para você.