No atual cenário digital, as empresas lutam para conseguir captar a atenção dos internautas, e a missão não é nada fácil. Com uma quantidade nunca antes vista de estímulos publicitários por todos os lados, os usuários estão “treinando” os seus cérebros para ignorar os anúncios e só focar no conteúdo que interessa.
Com uma série de desafios a superar, diversas empresas estão mirando numa vertente do marketing que traz resultados efetivos e segmentados: o marketing de influência, agora, em sua versão digital. Essa modalidade nasceu no início do século XIX, nos Estados Unidos, quando diversas celebridades começaram a aparecer em comerciais e mudou muito desde então.
Atualmente, as personalidades contam com diversos canais para manter o contato com os seus fãs. A televisão, o rádio, o jornal e as revistas ainda existem, porém, por meio do Instagram, por exemplo, uma estrela pode controlar a narrativa e conversar diretamente com o seu público.
É nesse ponto que o marketing de influência ganha força, pois, o canal de contato entre o influenciador e a audiência é controlado pela personalidade contratada para divulgar a marca. No entanto, vale frisar que existem casos em que o contrato vai além de alguns posts e o influenciador se torna um embaixador da marca.
Nas asas da vitória
Uma das maiores empresas do setor esportivo, se não a maior, a Nike sempre apostou alto nos seus principais garotos-propaganda para conseguir cativar o público e fomentar o desejo de milhares de pessoas comuns a serem como as grandes estrelas que usam as peças produzidas pela companhia americana.
Em cada modalidade, a Nike conta com grandes nomes para levar o logo da marca. No basquete, uma modalidade chave para a Nike, dois nomes despontam na lista dos embaixadores: Michael Jordan e LeBron James. Jordan foi um dos grandes acertos da história dos patrocínios a nível mundial, com ele companhia conseguiu ter sua marca exposta pelo maior jogador de todos os tempos e de quebra, ainda gerou a Air Jordan, uma subsidiária da Nike que desenvolve produtos exclusivos, especialmente tênis, relacionados com basquete e moda urbana, e são extremamente cobiçados.
Brilhando pela inteligência
O PokerStars é a maior plataforma especializada em poker online. A empresa está ao lado da modalidade desde os seus primeiros passos na internet, investindo em tecnologia e inovação para transportar todos os aspectos desse clássico jogo de cartas para o ambiente digital.
Para ampliar o alcance da marca e consolidar o seu prestígio com o público que segue a modalidade e outras relacionadas com os esportes da mente, o PokerStars conta com um time de embaixadores que levam o logo da companhia a uma série de países e campeonatos.
O Brasil conta com dois nomes de peso, André Akkari, que já venceu o Brazilian Series of Poker (BSOP) e o Latin American Poker Tour (LAPT), além de um bracelete da desejada World Series of Poker (WSOP), e Laurie Tournier, que tem no currículo dois World Championship of Online Poker (WCOOP). Ambos são jogadores profissionais com muita experiência e um grande número de seguidores.
A experiência Urbana
A Adidas é reconhecidamente a maior rival da Nike. Quando falamos em grandes jogadores de futebol, é quase que impossível não pensar em Lionel Messi. Porém, o exemplo da marca alemã vem de outro segmento, não o esportivo, e sim a parte de moda urbana. A Adidas conta com uma linha de roupas e sapatos que preza pelo estilo urbano, alternativo e retrô.
Para adicionar ainda mais estilo aos modelos de streetwear, a marca buscou aliados de peso, como Pharrell Williams, reconhecido por seu estilo autêntico, e Kanye West, que tem uma visão ousada sobre a moda. Os dois são peças importantes nas campanhas da companhia.
Um dos pontos mais celebrados dessa parceria foi a colaboração ativa de Kanye West na criação da linha de tênis Yeezy, uma das peças mais cobiçadas no mundo da moda urbana. A linha inclui uma série de modelos, como Yeezy Boost 350, Yeezy Boost 700, Yeezy 500, dentre outros. Esses são modelos com designs únicos e tecnologia de ponta, além de serem lançados em edições limitadas.
Esses exemplos mostram o importe que é para as empresas associarem as suas marcas com personalidades relevantes para o seu setor de atuação. A troca é mútua, afinal, quem recebe patrocínio ou é embaixador de uma companhia, é reconhecido como um expoente dentro do seu segmento de atuação, e a marca, ao mesmo tempo, consegue ganhar uma notoriedade extra junto ao público e a sua marca ganhar ainda mais visibilidade.
É dessa forma que o marketing de influência no mundo digital ganha força e cria um novo paradigma para as empresas, que devem ter entre as suas opções estratégias segmentadas que alcancem um público específico. Mais do que falar com todo mundo, o importante é ser ouvido por alguém e nessa modalidade de marketing a chance de sucesso é grande.