A pasta de spam – é algo que todo profissional de marketing por e-mail tem medo. Acabar em uma pasta de spam significa que suas campanhas não alcançarão mais o público-alvo certo e suas vendas despencarão. Além disso, se você se encontrou em uma pasta de spam, é provável que você não esteja fazendo algo corretamente.
Felizmente, existem várias maneiras de garantir que você fique fora da pasta de spam e mantenha suas campanhas vivas.
Configurar autenticação de e-mail
Você pode configurar diferentes protocolos de autenticação de e-mail que ajudam os servidores de e-mail a entender se um usuário está autorizado a enviar um endereço de e-mail de um domínio específico. Você pode fazer isso configurando um Sender Policy Framework (SPF), DomainKeys Identified Mail (DKIM) e os protocolos Domain-based Message Authentication, Reporting & Conformance (DMARC).
Verifique regularmente se seu domínio está na lista negra
Se os usuários marcarem você como spam muitas vezes, seu domínio será colocado na lista negra. Isso significa que todas as suas comunicações adicionais provavelmente acabarão nessas pastas de lixo eletrônico.
É por isso que você deve verificar regularmente algumas das listas negras populares on-line para garantir que seu domínio não esteja lá.
Mantenha uma boa higiene de e-mail
Se você ainda não o fez, comece a usar um verificador de e-mail. Esta ferramenta irá ajudá-lo durante o processo de inscrição, bem como posteriormente, quando você decidir limpar sua lista.
Durante o processo de inscrição, a ferramenta pode detectar se um e-mail é inválido, cheio de erros de digitação ou um endereço temporário. Um verificador de e-mail também pode ser usado para limpar uma lista porque todas as listas ficam obsoletas em algum momento.
Você deve limpar suas listas de vez em quando, como uma vez por trimestre. Mas, se você perceber que sua taxa de rejeição está crescendo ou que há algo suspeito acontecendo – execute o verificador de e-mail apenas por precaução.
Evite usar palavras de spam
Existem muitas palavras que são consideradas gatilhos de spam, mas existem ferramentas online que podem ajudá-lo a detectá-las em suas campanhas.
Em geral, você deve evitar escrever em letras maiúsculas, usando excessivamente a palavra free, $$$ e outras palavras ou frases semelhantes que possam ser consideradas spam. Você não deve usá-los em suas linhas de assunto, pois eles provavelmente serão filtrados como spam e o levarão para uma pasta de lixo eletrônico.
Cancelar a inscrição deve ser fácil
Cada e-mail que você envia deve ter um link onde seu público possa ir para cancelar a inscrição. O formulário deve ser tão simples quanto clicar no botão Cancelar inscrição ou Confirmar.
É mais provável que os usuários cancelem a inscrição em vez de relatar um e-mail como spam, mas se você não der essa opção, você será marcado como spam, sua reputação de remetente sofrerá e, eventualmente, seu domínio acabará na lista negra.
Empacotando
Manter seus e-mails fora das pastas de lixo eletrônico pode parecer assustador. Existem diferentes protocolos de autenticação que você precisa configurar e métricas para rastrear. No entanto, se você estiver usando um verificador de e-mail para limpar suas listas regularmente, evitando palavras de spam e facilitando o cancelamento da assinatura do seu público, você deve estar limpo.