Conheça 4 tendências que vão mudar a indústria
Indústria da música
Se você deseja iniciar seu negócio e também adora criar música ao mesmo tempo, o primeiro tópico é para você. Hoje existem plataformas como a SoundCloud que oferecem serviços de streaming de áudio que permite compartilhar suas músicas em todo o mundo e ganhar dinheiro com isso. Quanto mais curtidas você recebe mais dinheiro você ganha.
Modelo de assinatura
A oferta de serviços no modelo de assinatura tem crescido a cada ano, fazendo com que a ideia de comprar gradualmente se desfaça da ideia de posse: o consumidor não paga mais para adquirir, mas para acessar e experimentar. Existem assinaturas de carros, acomodações, eletrônicos, vinhos, produtos pessoais e muito mais.
Entregas
O modelo na experiência de compra do cliente é tão (ou mais) fundamental para o negócio quanto a presença digital.
Turismo Introspectivo
O turismo introspectivo está relacionado ao desejo crescente da população de fazer “retiros rurais” e passar temporadas em locais mais tranquilos e isolados, principalmente quando cercados pela natureza. Esse movimento cria uma grande oportunidade para os pequenos negócios dessas áreas, com potencial para fortalecer a economia da região.
O hype do mercado online esfria à medida que as marcas adotam o comércio direto ao consumidor (DTC)
2021 foi o ano dos marketplaces digitais. Em 2022, por outro lado, as empresas perceberam que nem todas as marcas estão bem posicionadas nesse canal. Os marketplaces online são a escolha certa para gigantes da tecnologia e varejistas bem estabelecidos, mas não para a distribuição de todos os produtos de marca. As empresas que oferecem seus itens em marketplaces digitais perdem o controle da experiência de compra, atendimento e muito mais.
Em 2022, as marcas descobriram o quanto é melhor vender seus produtos diretamente. Dessa forma, eles próprios abordam seus clientes, personalizam a experiência de compra e ignoram os intermediários e os custos que estimariam.
A importância do crescimento consistente no mercado de tecnologia
Na média mundial, o avanço foi de 11%. A razão é uma: hoje, praticamente todas as empresas precisam de tecnologia. O melhor desempenho foi no segmento de hardware, que apresentou aumento de 48,6% na receita e atingiu R$ 125,5 bilhões. A área de software cresceu 42,5%, para R$ 40,6 bilhões. Os serviços em nuvem, por sua vez, cresceram 36,7% e atingiram R$ 22,6 bilhões.
O impacto da tecnologia nas empresas
A utilização de soluções tecnológicas tem gerado avanços significativos para as empresas que buscam atuar com mais precisão no mercado e melhorar sua rentabilidade. Nesse sentido, o uso inteligente de dados tem se mostrado especialmente relevante em múltiplas frentes no mercado de tecnologia.
No marketing digital e na prospecção de clientes, por exemplo, o uso estratégico de dados pode melhorar as vendas e a análise de mercado, gerar leads de forma mais inteligente e encontrar novas formas de expandir seus negócios.
A tecnologia também auxilia as empresas a se protegerem por meio de sistemas de compliance, que facilitam a verificação de associados, a análise da reputação de potenciais parceiros e o monitoramento dos riscos aos quais a empresa está exposta.
Da mesma forma, as empresas são mais propensas a se proteger contra fraudes com ferramentas de verificação de antecedentes e identidade digital mais avançadas. A referência cruzada com um banco de dados de fraudadores conhecidos é instantânea e facilita muito o trabalho de integração de clientes e parceiros.
Mesmo na análise jurídica, a tecnologia provou ser útil. Os dados permitem gerenciar processos com eficiência e prever perdas e ganhos. Também é possível identificar com mais facilidade as fraudes processuais e se proteger dos riscos com uma visão holística do cenário.